Comunicação e Recepção
Nilda Jacks e Ana Carolina Escosteguy
Capitulo 1
AS TRADIÇÕES INTERNACIONAIS
1.1. Pesquisa dos Efeitos
[...] as consequências da industrialização da cultura no que diz respeito à mídia e suas repercussões nos indivíduos e na sociedade chama-se teoria dos efeitos. (página 25).
“toda a história da pesquisa em comunicação tem sido determinada de várias maneiras pela oscilação entre uma atitude que detecta nos meios uma fonte de perigosa influência social e a atitude que questiona/mitiga/relativiza este poder reconstruindo a complexidade das relações em que os meios atuam” (WOLF, 1994:9). (página 25)
Nos termos de Lasswell, a comunicação é sempre pensada como tendo um efeito sobre o receptor, que é alvo de sua influência e persuasão. (página 28).
1.2. Usos e Gratificações
[...] as necessidades têm origens sociais e psicológicas, as quais geram expectativas em relação aos meios de comunicação que conduzem a diferentes padrões de exposição a eles, resultando em certas necessidades e gratificações ou outras consequências não pretendidas (McQUAIL e WINDAHL, 1996:134). Em outras palavras, poderia ser dito: os meios e conteúdos são geralmente escolhidos em função de objetivos e satisfações específicos; os membros da audiências são conscientes de necessidades relacionadas aos meios de comunicação que surgem em circunstâncias sociais (compartilhadas) e pessoais (individuais) especificas, manifestando-se em termos de motivações; a utilidade pessoal é mais significativa nas escolhas da audiência do que fatores estéticos ou culturais; os fatores mais importantes na formação de audiências podem, em principio, ser medidos (McQUAIL, 1997:71). (página 32)
[...] três funções centrais da mídia: a procura de informação, diversão e manutenção da identidade pessoal, nesse caso muitas vezes sem sentido compensatório, ou seja, para obter através dos meios o que não alcançam em outras vias. (página 33).
1.3. Estudos Culturais
Construídos no final