Comunicao ate hoje
Resenha apresentada para avaliação dentro da disciplina de Pesquisa em comunicação, do curso de Publicidade e Propaganda, da Universidade de Franca.
FRANCA
2012
Texto de referência: O ESTUDO CIENTÍFICO DA COMUNICAÇÃO:
AVANÇOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS ENSEJADOSPELA ESCOLA LATINO-AMERICANA (TRIGUEIRO, Osvaldo)
Conhecer e entender os sistemas de informação e da comunicação é indispensável no mundo globalizado em que vivemos. Do final do século XX aos primórdios dos séculos XXI, podemos considerar como o período de transição o individuo vive momentos de incertezas na comunicação, crises políticas, econômicas, culturais e religiosas. As distancias na sociedade contemporânea estão cada vez menores, através dos meios de transportes ou pelas telecomunicações via satélite, internet, etc.
O século XXI pode ser considerado o século da revolução dos meios de comunicação e das novas tecnologias de informações. E por isso estudar as mídias passou a ser uma prioridade no campo das intenções sócias. Vivemos atualmente em um mundo globalizado e dele retiramos as informações que irão contribuir para ampliação de nossos conhecimentos e de nossas experiências. A comunicação é uma necessidade inerente de qualquer ser humano. No momento que os dois ou mais seres humanos se encontra necessariamente a comunicação passa a ser vital para a convivência e reprodução deste grupo social.
A transmissão da informação é composta por três elementos básicos:
Locutor = a pessoa que fala (quem)
Discurso = o que é dito (diz o que )
Ouvinte = a audiência (a quem)
TENDÊNCIAS DOS ESTUDOS DE COMUNICAÇÃO NA AMÉRICA LATINA
Nos anos 30 na Argentina e no Brasil se iniciam os estudos da comunicação, sendo que nos anos 50 já existiam escolas de comunicação na América Latina. O mais importante centro de estudos e pesquisas em comunicação nos anos 60 foi o CIESPAL (Centro Internacional de Estudos Superiores de Comunicação para