Comunicação e expressão
Disciplina: Comunicação e Expressão
Profa. Angeles Treitero
"O único homem que está isento de erros, é aquele que não arrisca acertar"
(de Albert Einstein)
As condições de produção do texto: sujeito (autor/leitor), o contexto (imediato/histórico) e o sentido (interação/interpretação).
“Aprender a escrever é, em grande parte, se não principalmente, aprender a encontrar idéias e concatená-las, pois, assim como não é possível dar o que não se tem, não se pode transmitir o que a mente não criou ou não aprovisionou...” (Othon Garcia)
A produção de um texto é uma atividade desenvolvida pelo homem com objetivos sociais, ou seja, o autor procura transmitir suas idéias aos receptores, através da palavra escrita. Desse modo, consideramos que um texto é uma materialidade lingüística que permeia a relação autor-leitor, podemos afirmar que, a produção de um texto é uma atividade dialógica, e que os receptores se envolvem nesse processo de maneiras diversas.
Assim, no trabalho de elaboração de um texto, o sujeito-autor, está inserido em diferentes formações ideológicas e constituído por diferentes formações imaginárias, o que lhe assegura imprimir em seu texto, muito freqüentemente marcas lingüísticas dessa formação, como por exemplo: ironias, humor, ambigüidades, repetições, paráfrases, etc.
Por outro lado, o sujeito/leitor, também deve ser considerado pelo sujeito/autor durante a produção do texto. O receptor tanto está inserido no ato da produção de sentido de leitura, como também na produção no momento em que a mensagem está sendo construída. Por isso podemos afirmar que o leitor não exerce um papel passivo no ato da leitura. Ao contrário, ele é o motivo da existência do texto. Assim, um texto só tem valor quando o que se escreve está direcionado e faz sentido para o outro havendo uma interação entre autor-leitor.
Na prática interativa da linguagem, a compreensão é adquirida através da negociação de sentidos