Comunicação Serial
O RS-232 é um sistema de comunicação serial muito utilizado atualmente e foi descoberto em meados da década de 60. Essa comunicação serial é feita através de um condutor onde este transmite informações em forma de bits.
Portanto, o RS-232 é um padrão utilizado para a comunicação serial entre um aparelho que origina uma informação e um aparelho que receberá essa informação.
Dentre esses padrões estão, temporização, níveis de tensão, códigos para informações, pinagem do condutor, entre outros.
Comunicação Serial Rs-232
Comunicação de Dados
Primeiramente, é importante entender conceitos básicos sobre comunicação de dados, para então aprofundar-se na comunicação serial propriamente dita. Sendo assim, a distância que um dado sinal percorre em um computador varia de alguns milímetros, como no caso de conexões de um simples CI, até vários centímetros quando a conexão de sinais envolve, por exemplo, uma placa mãe com conectores para diversos circuitos. Frequentemente, no entanto, os dados devem ser enviados para fora dos circuitos que constituem o computador. Nesses casos, as distâncias envolvidas podem ser enormes. Infelizmente, com o aumento das distâncias entre a fonte e o destino aumenta também a dificuldade de estabelecer uma transmissão de dados precisa, causando ruídos e dependendo do grau desse ruído, as informações podem ser perdidas.
Portanto, a Comunicação de Dados estuda os meios de transmissão de mensagens digitais para dispositivos externos ao circuito originador da mensagem. Esse sistema tem como objetivo fornecer a maior taxa de transmissão possível, com a menor potência e com o menor ruído possível.
Canais de Comunicação
Para que esses dados possam trafegar, são utilizados canais de comunicação, onde ela pode ser definida por uma linha física (fio) que conecta dispositivos de comunicação, ou por um rádio, laser, ou outra fonte de energia radiante. Em comunicação digital, a informação é representada