Comunicação serial
COMUNICAÇÃO SERIAL
NOVA IGUAÇU
2009
UNIABEU
COMUNICAÇÃO SERIAL
Trabalho apresentado à disciplina de Periféricos de Computadores do curso de Tecnologia em Redes de Computadores da UNIABEU.
Prof.: Jorge Luiz Pestana Ferreira
Aluno: Gilson da Silva Pereira
Turma: T331
NOVA IGUAÇU
2009
-------------------------------------------------
Sumário
1. INTRODUÇÃO 1
2. COMUNICAÇÃO SERIAL 1
3. TIPOS DE COMUNICAÇÃO SERIAL.........................................................................2
3.1. COMUNICAÇÃO SERIAL SÍNCRONA.....................................................................2
3.2. COMUNICAÇÃO SERIAL ASSÍNCRONA................................................................3
4. PADRÃO DE COMUNICAÇÃO SERIAL RS-232. .................................................4, 5
5. REFERÊNCIAS................................................................................................................6
1 INTRODUÇÃO
Na comunicação serial os dados são enviados bit por bit. A distância entre os dispositivos podem ser mais longas, em virtude das características especiais do sinal que é transmitido. Diversos protocolos de comunicação operam sobre comunicação serial, como por exemplo, redes de campo, comunicação de modens, etc. * Comunicação serial; * Tipos de comunicação serial; * Padrão de comunicação serial RS232.
2 COMUNICAÇÃO SERIAL
A maioria das mensagens digitais é muito longa com vários bytes, por não ser econômico e pratico transmitir todos esses bytes de uma só vez, a mensagem é dividida em partes menores e transmitida seqüencialmente, bit por bit, um por vez em um único canal. Cada bit representa uma parte da mensagem. Do outro lado da comunicação os bits são reorganizados para compor a mensagem original.
A comunicação serial se diferencia da paralela que transmite vários bits por vez, isso faz com que a comunicação paralela seja mais rápida do que a serial. Embora