Comunicação Paralela e Serial
Em 1980, quando a IBM estava desenvolvendo seu primeiro micro PC. Já haviam definido que o barramento ISA seria usado para permitir que o IBM PC pudesse receber placas de expansão, isso, pois a comunicação entre eles é realizadas pela troca de pulsos elétricos. Mas ainda faltava algum tipo de porta que permitisse que fossem acoplados periféricos externos, como a impressora matricial e o mouse, no barramento transmitindo os pulsos elétricos.
Com isso foi criado duas formas de transportar esses pulsos a Transmissão Paralela e a Transmissão Serial.
Transmissão Paralela
A transmissão paralela acontece quando os pulsos elétricos são transportados como em uma rodovia com muitas faixas, um ao lado do outro, ou, como o próprio nome já diz, de forma paralela. Observe a figura abaixo:
Perceba como os pulsos elétricos (representados pelos raios) trafegam um ao lado do outro, como em uma rodovia com várias pistas.
Transmissão Serial
Já na transmissão serial, as informações são enviadas e recebidas em fila, uma depois da outra, geralmente, em poucas pistas. Observe a figura:
Os pulsos são enviados por poucos caminhos.
Vantagens e desvantagens
O método de transmissão paralelo é o que apresenta melhor capacidade de transferência, já que conta com várias vias para realizar a comunicação. O problema está no momento em que a velocidade dos pulsos elétricos começa a aumentar. Para passar por um fio, um pulso elétrico gera um campo eletromagnético em sua volta, o que pode gerar interferência em outros fios. A forma paralela precisa, portanto, de cabos blindados contra interferência para seu funcionamento adequado, tornando o custo muito elevado em altas velocidades.
Já na forma serial, a transmissão de dados é mais simples, por ter apenas um canal de comunição, a velocidade passa a ser menor, barateando as transmissões seriais.