ADITIVOS PARA CONCRETO E ARGAMASSA
Os aditivos tem a capacidade de alterar propriedades do concreto em estado fresco ou endurecido e apesar de estarem divididos em várias categorias, os aditivos carregam em si dois objetivos fundamentais, o de ampliar as qualidades de um concreto, ou de minimizar seus pontos fracos. A aplicação dos aditivos pode melhorar diversos aspectos na qualidade do concreto, como:
- Trabalhabilidade
- Resistência
- Compacidade
- Durabilidade
- Bombeamento
- Fluidez (auto adensável)
E pode diminuir:
- Permeabilidade
- Retração
- Calor de hidratação
- Tempo de pega (retardar ou acelerar)
- Absorção de água Sua utilização, porém, requer cuidados. Além do prazo de validade e a conservação dos aditivos é importante estar devidamente informado sobre o momento certo da aplicação, a forma de se colocar o produto e a dose exata.
Tomando-se os cuidados necessários a relação custo-benefício destes produtos é muito satisfatória. As empresas que prestam serviços de concretagem, não abrem mão das suas qualidades e possuem, portanto, equipamentos e controles apropriados para conseguir o melhor desempenho possível dos concretos aditivados.
Impermeabilizantes para Massa
A água (o maior elemento da permeabilidade) sempre procura o caminho mais fácil para a sua penetração. Como consequência, problemas na estrutura, no reboco, na parede, etc.
Por isso, os aditivos impermeabilizantes são misturados à massa para concretos e argamassas. São compostos por sais metálicos e silicatos. Atua por hidrofulgação do sistema capilar, ou seja, ele preenche os vazios dos poros capilares não permitindo que a água sequer penetre.
É aplicado em revestimentos impermeáveis em reservatórios e canalizações de água ou soluções aquosas não agressivas. Revestimentos externos expostos ao tempo. Revestimentos impermeáveis em pisos e paredes em contato com a