Uso de aditivos.
Como exemplo, podemos dizer que sua aplicação pode melhorar a qualidade do concreto nos seguintes aspectos: - Trabalhabilidade
- Resistência
- Compacidade
- Durabilidade
- Bombeamento
- Fluidez (auto adensável) E pode diminuir sua: - Permeabilidade
- Retração
- Calor de hidratação
- Tempo de pega (retardar ou acelerar)
- Absorção de água Sua utilização, porém, requer cuidados. Além do prazo de validade e demais precauções que se devem ter com a conservação dos aditivos são importantes estar devidamente informado sobre o momento certo da aplicação, a forma de se colocar o produto e a dose exata. Não é exagero comparar os aditivos aos remédios, que podem tanto trazer mais saúde para seus pacientes, como podem virar um veneno se ministrados na dose errada. Tomando-se os cuidados necessários a relação custo-benefício destes produtos é muito satisfatória. As empresas que prestam serviços de concretagem, não abrem mão das suas qualidades e possuem, portanto, equipamentos e controles apropriados para conseguir o melhor desempenho possível dos concretos aditivados.
Atualmente utilizar aditivos em concretos, argamassas e caldas de cimento se pensam que o produto "encarece" o preço da obra. Caso seja feita uma análise precisa, notaremos que o preço do aditivo na construção, reduzirá custos presentes (melhoras na qualidade das argamassas e concretos, redução de material, eliminação de material, etc.) e custos futuros (problemas com estruturas fissuradas, queda de resistência, etc.). Podem até mesmo serem considerados como um dos componentes do concreto, além da água, do cimento e dos agregados em geral.
A tecnologia dos aditivos tem se desenvolvido, acompanhando o ritmo crescente do