Uso de aditivo em concreto
MATERIAIS DE CONTRUÇÃO CIVIL I – TEORICA: ROTEIRO DE INTEGRALIZAÇÃO – USO DE ADITIVO EM CONCRETO
UBERABA
MG
MATERIAIS DE CONTRUÇÃO CIVIL I – TEORICA: ROTEIRO DE INTEGRALIZAÇÃO – USO DE ADITIVO EM CONCRETO
Trabalho apresentado à Universidade Uberaba como parte das exigências da disciplina de Materiais de Construção Civil I.
Orientador: Prof. Cecilia Carmelita Ramos Marega
UBERBA-MG
2012
SUMARIO
INTRODUÇÃO 4 DEFINIÇÃO 5 IMPORTÂNCIA 5 NOMENCLATURA, ESPECIFICAÇÕES E CLASSIFICAÇÕES 5 ADITIVOS PARA CONCRETOS 6 CONCLUSÃO 7 BIBLIOGRAFIA 8
INTRODUÇÃO Os aditivos já eram usados pelos romanos muito antes da existência do cimento Portland. Na Roma antiga, eles usavam clara de ovo, sangue de animal entre outros ingredientes como aditivo.
O enorme crescimento da indústria de aditivos ocorreu devido ao entendimento de que as propriedades do concreto, tanto no estado fresco como no estado endurecido, podem ser modificadas pela adição de certos materiais a misturas de concreto.
Atualmente é comum em alguns países o fato de que 70 a 80% de todo o concreto produzido contenha um ou mais aditivos. Assim, torna-se importante que os engenheiros civis estejam familiarizados com os aditivos comumente usados, juntamente com suas aplicações e limitações características.
Ao contrário dos países desenvolvidos no Brasil há um certo receio na utilização do aditivo no concreto, isto é, por causa do desconhecimento e a falta de informação, geralmente associada à correção de uma dosagem mal feita.
Com o objetivo de mudar a mentalidade dos profissionais da próxima geração, no que diz respeito ao uso de aditivos, as indústrias de aditivos estão procurando investir na educação, através de realização periódica de palestras para escolas de engenharia, tanto em nível de graduação como de pós-graduação. Tudo o que envolve o concreto está evoluindo, e dessa forma, torna-se necessário cada vez maior uso dos aditivos.
DEFINIÇÃO