ADITIVOS QUÍMICOS PARA CONCRETO NA CONSTRUÇÃO CIVIL
INSTITUTO POLITÉCNICO – Centro Universitário UNA
ADITIVOS QUÍMICOS PARA CONCRETO NA CONSTRUÇÃO CIVIL
CURSO: Engenharia Civil Professor TIDIR: Lázaro Sicupira
Camila Barcellos, Eduardo Medina, Filipe de Souza, Gabriel Araújo, Monique da Silva e Stéphani Lopes.
Resumo – Os aditivos químicos para concreto utilizados na construção civil tratam-se de produtos indispensáveis, pois atuam diretamente nas principais características e modificações das propriedades do concreto, ampliando suas qualidades e minimizando seus pontos fracos. Foram realizadas pesquisas embasadas em manuais de dosagem de concreto, dissertações, cartilhas informativas de aditivos e normas brasileiras, além de consultas a profissionais da área. Como resultado, o concreto aditivado quando comparado ao concreto convencional, destaca-se positivamente em todos os aspectos. Atualmente, os aditivos podem ser considerados partes integrantes da mistura de concreto, essas adições possibilitaram sua aplicação em situações que antes eram consideradas inviáveis.
Palavras-chaves: Aditivos químicos, concreto, propriedades do concreto.
1. Introdução
A construção civil no decorrer dos anos foi renovada por meio das tecnologias e uma dessas inovações são os aditivos. Os aditivos químicos são usados na mistura do concreto para mudar as propriedades do material fresco ou endurecido. Tratam-se de produtos indispensáveis, pois tem a capacidade de atuar diretamente nas principais características e modificações das propriedades do concreto, ampliando a qualidade do mesmo e minimizando seus pontos fracos (Pedroso, 2009).
A finalidade do uso destes aditivos no concreto é reduzir o custo do cimento, aumentar a trabalhabilidade e plasticidade, além de alterar o tempo de pega, reduzir a retração e principalmente aumentar a durabilidade desse material.
Atualmente, quase todos os concretos usam algum tipo de aditivo, e se forem estudados profundamente, será constatado que as