uso de aditivos
HISTÓRICO
Romanos e Incas: Albumina ; Sangue e clara de ovos; Álcalis (cal) Brasil: Óleo de baleia (plastificante); Gesso cru (Regulagem do tempo de pega); Cloreto de cálcio
Alemanha e França: Graxa de cal (plastificante e hidrofugante)
Existem diversos tipos de aditivos para diversos tipos de problemas construtivos. Os plastificantes foram tratados à parte por serem mais comuns. Outros aditivos são usados em casos especiais.
Retardadores de pega são produtos que são utilizados quando o tempo de lançamento Forprolongado, ao passo que aceleradores de pega são aqueles em que é necessário umdurecimento rápido Em concretos expostos àciclos de congelamento e degelo éconveniente a adição de incorporadores de ar que reduzem a resistência tendo entretanto vantagens na permeabilidade menor, retração e segregação.
Existem diversos aditivos que podem ser incorporados ao concreto sendo fundamental o conhecimento de sua aplicação, possíveis conflitos com o cimento adotado e aplicação correta do produto.
EFEITOS GENÉRICOS:
Aumento da trabalhabilidade ou plasticidade do concreto; Redução do consumo de cimento (custo, calor liberado...); Aceleração ou retardo do tempo de pega; Redução da retração do concreto; Aumento da durabilidade: Inibição da corrosão das armaduras; Neutralização das reações álcali-agregado; Redução do efeito do ataque por sulfatos; Diminuição da permeabilidade.
Classificação - NBR 11768/92
Tipo P: Aditivo plastificante; Tipo R: Aditivo retardador de pega; Tipo A: Aditivo acelerador de pega; Tipo PR: Aditivo plastificante retardador;Tipo PA: Aditivo plastificante acelerador; Tipo IAR: Aditivo incorporador de ar; Tipo SP: Aditivo superplastificantes; Tipo SPR: Aditivo superplastificante retardador; Tipo SPA: Aditivo superplastificante acelerador
Por que é importante o uso de Aditivos:
Maior resistência mecânica; Maior impermeabilidade e durabilidade; Minimização de retração,