fgfdgdfg
No município de JOERVAL mais precisamente na Linha dos Galderios, em setembro de 1990 foi construída uma ponte sobre o rio das onças, que por sua vez tinha a finalidade de auxiliar no transporte de produtos agroindústrias da região importante produtor de aves e suínos, e diminuir o caminho percorrido que antes era através da região do Alto Rochedo, o que além das condições precárias das vias aumentava o caminho em 32 km até o centro da cidade.
Devido as fortes chuvas que abateram a região, ocorreram vários problemas na infraestrutura e constataram-se a necessidade de reforma imediata da ponte.
Parecer Técnico
Durante a vistoria a ponte, observou-se que parte do tablado que servia como pista de rolamento, foi arrastada pela força da água. Além disso, duas longarinas que sustentam o tablado romperam e parte da cabeceira que pertence a Linha dos Galderio está danificada, com grande risco de queda, impossibilitando a passagem de veículos.
Descrição da Obra
Conforme as medidas conferidas no local a ponte apresenta 14,00 metros de comprimento, 4,20 metros de largura. A ancoragem entre a rocha e o pilar é feita com concreto, o pilar central constituído por pedras basálticas apresenta 4 metros de comprimento por 1,00 metros de largura e suas extremidades horizontais apresentam forma triangular. As cabeceiras feitas em blocos de pedra. As longarinas são de madeiras tipo eucalipto, de seção quadrada com dimensões de 45 centímetros e comprimento de 7 metros, possuindo 6 longarinas cada vão.
O tablado é composto por pranchas transversais de madeira tipo eucalipto, de comprimento 4,20 metros, largura 12 centímetros, espessura 8 centímetro, o espaçamento entre as mesmas de 5 centímetros, dispostas sobre as longarinas. Composta com dois trilhos, feitos com três tabuas de madeira tipo eucalipto, com 85 centímetros de largura no total, 5 centímetros de espessura e 14 metros de comprimento (conforme desenho em anexo).
Solução Observando o