Comunicação Oral
Preparação da apresentação de trabalhos científicos
por
Mário Morais Ferreira
Departamento de Engenharia Informática
Universidade de Coimbra
3030 Coimbra, Portugal
Resumo: Apresenta-se de uma forma simples e directa, os principais cuidados a ter na preparação de uma apresentação oral de um trabalho cientifico, de modo a que as pessoas sejam habilitadas ao uso adequado da comunicação. Para esse efeito, descrevem-se os principais pontos a ter em conta na preparação e na execução de uma apresentação oral. Pretende-se que esta abordagem constitua uma ajuda útil para o leitor, e seja um bom incentivo para todos aqueles que pretendem comunicar bem, esclarecendo as melhores formas de usar a linguagem verbal.
Palavras Chave: comunicação oral, trabalho científico
1. Introdução
Hoje em dia é essencial saber comunicar, principalmente no âmbito profissional. As apresentações orais de trabalhos científicos, projectos ou ideias constituem uma prática cada vez mais comum para um engenheiro. A perspectiva de falar em público desperta sensações diferentes em cada indivíduo que podem variar desde uma leve apreensão até estados próximos do pânico. Desta forma, pretende-se dar algumas sugestões sobre a melhor maneira de transmitir verbalmente conhecimentos. Indicar-se-á ainda certos erros frequentes a evitar e o material de apoio que possa ser útil.. O objectivo deste artigo é esclarecer as melhores formas de usar a comunicação oral.
2. A preparação de uma apresentação oral
2.1 Conselhos práticos
Antes de mais convém definir as principais formas de comunicação científica oral:
Aulas
Palestras
Seminários
Conferências
Apresentações em Congressos:
Temas Livres
Mesa Redonda ou Painel
Simpósio
O requisito essencial para que a sua actuação em qualquer destas situações seja boa é conhecer bem o assunto. É fundamental preparar e estudar bem o seu trabalho, conhecer os seus pontos importantes. E mesmo se uma