Comunicação oral
COMUNICAÇÃO ORAL Pesquisa na internet sobre comunicação oral
Trabalho sobre comunicação oral realizado com base em pesquisa na internet no sábado, dia 15 de setembro, como requisito parcial para aprovação na cadeira de Comunicação e Expressão. Professora Doutora Maria Cristina Viñas.
Porto Alegre
2012
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 2
2 REFERENCIAL TEÓRICO 3 2.1 EMISSOR 3 2.2 MENSAGEM 3 2.3 O CÓDIGO 4 2.4 CANAL OU MEIO DE TRANSMISSÃO 4
3 COMUNICAÇÃO ORAL E AS ORGANIZAÇÕES 4
4 ANÁLISE CRÍTICA 5
REFERÊNCIAS 7
1 INTRODUÇÃO A comunicação oral caracteriza-se pela transmissão de uma mensagem com uma resposta particular, específica. Comunicação constitui-se pela transmissão da informação, do conhecimento. É fundamental que haja o emissor, o receptor, a mensagem, o código, o canal e o contexto. Comunicação, do latim communicatio, pode ser definida como um meio pelo qual o indivíduo relata experiências, ideias, conhecimentos e sentimentos a um outro. A mensagem a ser compartilhada é codificada na fonte e decodificada no destino, com o uso de sistemas de signos ou símbolos sonoros, iconográficos ou gestuais, entre outros. A linguagem é um desses sistemas; os símbolos da linguagem, quando arranjados em particular ordem, podem ser usados para exprimir pensamentos, ideias, desejos e emoções. (VITTO; FÉRES, 2005).
Nesse contexto, esse trabalho aborda a importância da comunicação oral nos processos humanos. De acordo com Lampreia (s.d, p.2), “O emissor é o que emite uma mensagem num determinado código”. Esses códigos são os recursos utilizados para transmitir a mensagem. Mensagem, então, classifica-se como sendo o conteúdo levado ao receptor, de tempo variável, do qual se espera uma determinada reação. Conforme Lampreia (s.d.), é fundamental para que esta mensagem chegue ao receptor a existência de um canal de comunicação, um cuidado na elaboração do conteúdo, conhecimento do código tanto pelo