Comunicação oral
Como preparar apresentação oral
Ao preparar uma apresentação é fundamental ter em mente o que você espera do público. Para isso, é necessário definir os objetivos da sua apresentação, que devem ser:
- mensuráveis: possíveis de medir o progresso;
- factíveis: possíveis de serem realizados;
- específicos: deve-se evitar generalizações;
- concisos: devem ser precisos, exatos, formulados resumidamente.
Escreva o que você quer conseguir, exatamente, reduzido a sentenças específicas, como por exemplo: “Informar sobre as mudanças específicas da organização.”
A apresentação deve ir ao encontro do interesse dos ouvintes, o assunto deve ser desenvolvido de forma clara, lógica e concatenada, além de atingir os objetivos propostos.
Para tanto:
escolha o assunto : você deve escolher o assunto baseando-se nas seguintes orientações:
fale sobre um tema atual (prepare-se, esteja atualizado); fale sobre um assunto no qual tenha autoridade; escolha um assunto que você goste (o envolvimento e vibrações ficam mais evidentes); coloque nova roupagem em velhos assuntos; decida-se por um assunto com tempo para ser pesquisado e apresentado; fale sobre um assunto que o auditório desconhece (quando há muitos expositores, intere-se do assunto dos outros para não ser repetitivo).
determine objetivos: O que você deseja obter com sua apresentação? Quais as verdadeiras causas que o motivaram a falar? Qual é o seu objetivo?: informar: a preocupação do orador deve ser com a clareza didática da fala, transmitindo as informações de forma mais objetiva, simples e compreensível que puder;
persuadir e motivar: o trabalho do orador deve estar canalizado para a obtenção de argumentos , provas, análises de objeções e de pontos que possam ser refutados.
entreter: o orador deve contar com a sua presença de espírito, humor, ironia e informações que não