cerrado
Esses impactos ambientais põem em risco a vida de muitas espécies que vivem no Cerrado.A explosão agrícola sobre o Cerrado deparou-se com uma região de solos com baixo teor nutricional e ácidos.O desmatamento, para a retirada de madeira e produção de carvão vegetal, são atividades que antecederam a ocupação agropecuária do Cerrado.
É necessário maior conscientização de todos para diminuir e evitar impactos ambientais nessa região, e leis mais severas para a proteção desse ecossistema.
AGROPECUÁRIA - Para criação de bovinos é feito desmatamento, causando transtornos ambientais.
GARIMPOS - O uso de mercúrio e tantos minerais para procurar pedras preciosas poluiu e quase acabou com muitos rios de grande porte da região Centro-Oeste ex. Poconé.
- URBANIZAÇÃO - Isso acontece em todas as cidades grandes e regiões metropolitanas aonde existe excesso de pessoas só tende a destruir a natureza, meio ambiente e prejudicar os biomas existentes.As duas principais ameaças à biodiversidade do Cerrado estão relacionadas a duas atividades econômicas: a monocultura intensiva de grãos e a pecuária extensiva de baixa tecnologia. O uso de técnicas de aproveitamento intensivo dos solos tem provocado, há anos, o esgotamento dos recursos locais. A utilização indiscriminada de agrotóxicos e fertilizantes tem contaminado também o solo e a água. Os poucos blocos de vegetação nativa ainda inalterada no Cerrado devem ser considerados prioritários para implementação de áreas protegidas, já que apenas 0,85% do Cerrado encontra-se oficialmente em unidades de conservação.
Mas o problema do Cerrado não se resume apenas ao reduzido número de áreas de conservação ou à caça ilegal, que já seriam questões suficientes para preocupação. O problema maior