RESUMO Capítulo 1 - Convite à filosofia
A filosofia tem sua origem grega. A palavra em si é derivada de duas outras: Philo e Sophia. Philo significa amor fraternal, respeito. Sophia tem como significado sabedoria. Na junção, filosofia, significa, portanto, amizade, amor e respeito pelo saber. O filósofo é definido por quem ama a sabedoria e o desejo de obter conhecimento. Quem determinou a definição de Filosofia foi o filósofo grego Pitágoras Samos. Em algumas de suas afirmações ele dizia que filosofo era todo aquele que desejava e amava a sabedoria.
Pitágoras falava que filósofos não tinham interesses comerciais diferente de comerciantes e competidores, mas, contemplavam e julgavam o desempenho em torneios e jogos olímpicos na Grécia, sentiam prazer em avaliar apresentações por puro prazer e curiosidade. Só tinham em si o interesse pelo desejo de saber.
A filosofia é um jeito que os gregos acharam de refletir e expor pensamentos sobre questões e aspectos que constituem nossas vidas. Nós, Brasileiros, herdamos também essa cultura por parte da forma que fomos colonizados. Assim, a Filosofia tem espaço em muitas culturas diferentes do berço de onde ela veio.
Existe uma vantagem na Filosofia, que é a de reflexão, que gera um amplo conhecimento sobre o meio a sua volta e sobre si mesmo. Você pode alcançar um conhecimento somente analisando e refletindo um determinado comportamento. O mais importante é que deve ser acompanhado da razão humana.
O surgimento da filosofia se deu principalmente por curiosidade seguida de questionamento, busca de explicações sobre o mundo e a forma de agir do ser humano e todo o meio que o envolve. A verdade pode ser apresentada a quem busca através de uma forma racional.