Comunicação não violenta
1. Introdução
A comunicação é provavelmente a força mais potente para o bem ou para o mal no planeta. Se você usá-lo destrutivamente, você pode fazer um grande estrago.
Embora a comunicação compassiva é vital para o nosso bem-estar emocional e para nossa própria existência, a arte da comunicação é uma das artes mais difíceis de dominar na vida, porque é a arte de "ser consciente de si mesmo e de seus próprios sentimentos." Nós nos comunicamos uns com os outros através de nossas palavras, nossas emoções, nossos gestos faciais, linguagem corporal, e nossas acções. A maioria da nossa comunicação é não-verbal.
É neste campo que a nossa dissertação irá cingir-se, procurando perceber porque e como a comunicação pode ser um forte curativo dos problemas da humanidade, mas que ao mesmo tempo pode ser uma arma muito perigosa para aniquilar a espécie humana, eliminando, gradualmente a compassividade deste.
Ao realizarmos a pesquisa, utilizaremos unicamente uma e única fonte, a obra de Rosemberg, um psicólogo americano, que escreveu esta majestosa obra que fala da comunicação não violenta, quem de agora em diante chamaremos de CNV. Dentro da nossa apresentação serão encontrados parágrafos evidenciados, quer dizer: parágrafos que estarão escritos a tamanho 10 e que terão um pequeno deslocamento à direita.