Comunicação nas organizações
FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
COMUNICAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES
Everton Moraes de Oliveira
Disciplina de Comportamento Organizacional
Nível I
Professor Nelson Germano Beck
Carazinho, outubro de 2011.
COMUNICAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES
A boa comunicação é essencial para a eficácia de qualquer organização ou grupo, pois falhas de comunicação podem ser as fontes mais comuns de conflitos interpessoais, já que as pessoas passam 70% do seu tempo de vigília se comunicando. Nenhum grupo existiria se não houvesse a transferência de significados entre seus membros, pois é através da transferência de informações e significados para outra pessoa que as ideias podem ser transmitidas.
No entanto, a comunicação deve ser mais do que transmitida, ela precisa ser compreendida, ou seja, a comunicação inclui transferência e compreensão do significado. Uma ideia, por exemplo, será inútil se não for transmitida e compreendida pelos outros. A comunicação seria perfeita se um pensamento ou ideia fosse transmitido de pessoa a pessoa de forma que a figura mental percebida pelo receptor seja idêntica à do emissor.
O estudo que se segue é um resumo feito do capítulo 10 do livro Comportamento Organizacional, de Stephen P. Robbins (2006).
FUNÇÕES DA COMUNICAÇÃO
A comunicação possui quatro funções básicas dentro de um grupo ou organização, que são elas:
1. Controle. A comunicação age no controle do comportamento das pessoas, através de hierarquias e orientações formais que devem ser seguidas pelos funcionários.
2. Motivação. A comunicação facilita a motivação por esclarecer aos funcionários o que deve ser feito, a qualidade do seu desempenho e o que fazer para melhorá-lo.
3. Expressão emocional. A comunicação é um meio para que membros de um mesmo grupo expressem suas frustrações e/ou sentimentos de satisfação, sendo seu grupo de trabalho a fonte primária de