Comunicação massa
A COMUNICAÇÃO DE MASSA E A CRIAÇÃO DE VALOR PARA A SOCIEDADE
A sociedade de massa
Ao se pensar nos componentes da expressão Sociedade de Massa, pode-se perceber ter uma ideia do significado da mesma; o termo sociedade por si só remete a ideia de conjunto, interação, grupo, enquanto que quando se pensa em massa a ideia percebida é de algo denso, não se tem a exata percepção de seus componentes, ou seja, sem distinção. Sendo assim o termo Sociedade de Massa significa, gera a ideia de um grupo sem distinção, de uma individualidade coletiva, ou seja, onde a população segue modelos de comportamento previamente generalizados como, por exemplo: seus atos de consumo, atitudes políticas e opiniões devido ao padrão de circulação da informação.
Esta sociedade é oriunda de um processo de modernização da sociedade num geral, muito desta modernização se deu através da evolução dos modos de interação e de comunicação entre os seres no decorrer da História Humana, passando desde simples gestos, sinais, desenhos até chegar-se a fala e a escrita.
Com a Revolução Industrial no século XVIII e sua expansão no decorrer do século XIV, as sociedades foram se transformando, pois houve um intenso processo de migração para as cidades e consequentemente ao redor das fábricas formando um grande núcleo urbano.
A proximidade e o aumento das relações interpessoais fizeram as informações circularem de forma muito maior, assim como o compartilhamento de posições, ideias, etc. pelas pessoas.Estas pessoas antes acostumadas a um estilo de vida e agora expostas a outras condições totalmente diferentes de ambiente e informação gerou uma falta de identidade e consciência própria devido à pluralidade do ambiente atual quando comparado com o modo de vida anterior a “urbanização” das cidades.
Esta ruptura de identidade levou resulta num conflito intrapessoal, ou seja, o