projeto intervenção
O presente relatório tem por objetivo mostrar como o vinculo com os familiares pode potencializar o tratamento dos pacientes com dependência química, com foco no CAPS:
O CAPS é um dos serviços de Saúde Mental do SUS, referência para tratamento de pessoas em sofrimento psíquico e seus familiares. Tem como objetivo acolher, encaminhar, acompanhar a evolução do usuário, considerando a territorialidade para a facilitação do acesso ao serviço de rede, parceira do atendimento. É composto por uma equipe multiprofissional que trabalha de forma interdisciplinar, constituindo saberes, conhecimentos e decisões partilhadas em reuniões semanais para melhor discussão e encaminhamento dos casos.
O serviço de atenção a pessoas com transtornos decorrentes do uso ou abuso de substâncias psicoativas(SPA), em regime de residência ou outros vínculos de um ou dois turnos de acordo com modelo psicossocial são unidades que tem por função a oferta de um ambiente protegido técnica e eticamente orientados que fornecem suporte e tratamento dos usuários abusivos ou dependente de substâncias psicoativas durante período de acordo com programa terapêutico, adaptado as necessidades de cada caso. É um lugar onde o principal instrumento terapêutico é a convivência com os pares. Oferece uma rede de ajuda no processo de recuperação das pessoas resgatando a cidadania, buscando encontrar novas possibilidades de reabilitação física, psicológica e de reinserção social (BRASIL, 2002, p76).
No CAPS Ad, onde atualmente realizo estágio curricular participo das escutas, e do grupo DQ (Pessoas dependentes do álcool). Identifico que familiares não se fazem presentes, não participam de grupos e tampouco acessam o serviço. O presente projeto de intervenção tem por objetivo potencializar o fortalecimento dos vínculos familiares do grupo DQ do CAPS no município de Esteio. A intervenção do Serviço Social junto a essas famílias é de