Comunidade Mimbó
A aula de campo representa o novo conhecimento principalmente nas relações culturais envolvendo um povo. No dia 14 de Abril de 2014, alguns alunos do primeiro módulo do curso de História, ingressaram rumo a comunidade quilombola “Mimbó” e Museus em Amarante-PI.
Ao Chegar à comunidade, é perceptível a hospitalidade dos moradores, por ser uma comunidade pequena, a primeira impressão é que todos se conhecem, os mimboenses se aproximavam curiosos pela chegada de outras pessoas, principalmente as crianças, sempre ativas e comunicativas.
Foi observado as estradas, uma parte de paralelepípedos e a outra de “terra”, algumas das casas são feitas com adobo, taipa e outras feitas com tijolos, mas a maioria tem TV, as pessoas têm celulares com disponibilidade de duas operadoras; um posto de saúde, uma escola, bares e clubes, ou seja, apesar da conservação de sua vasta cultura existe certa influência do governo em questão a saúde, educação e infraestrutura.
Para um melhor conhecimento da história local, acompanhados pela guia Martha, adentramos em dos pontos principais da comunidade, próxima ao Rio Canindé ligado ao Riacho Mimbó à caverna onde alguns escravos se alojaram por terem fugido de uma fazenda em Conceição do Canindé em Pernambuco; protegidos