comunicação interna nas organizações
Entende-se por Comunicação Interna o esforço de comunicação desenvolvido por uma empresa, órgão ou entidade para estabelecer canais que possibilitem o relacionamento, ágil e transparente, da direção com os funcionários.
Tradicionalmente, a comunicação interna tem sido colocada a um segundo plano no planejamento de comunicação das empresas, órgãos ou entidades, certamente porque falta aos empresários e executivos a consciência de que a comunicação (na verdade, a boa comunicação - transparente, ágil, democrática e participativa) é vital para o desenvolvimento e a sobrevivência das organizações. É um erro imaginar que a comunicação interna se restringe à circulação de apenas por um exemplo: um jornal para os funcionários. Mesmo porque os jornais empresariais, com raras exceções, têm uma pauta burocrática e não incluem, necessariamente, os funcionários como pessoas ativas na empresa. Digamos que na maioria das vezes é escrito apenas o que agrada os mais altos cargos. Nos últimos anos, em função do esforço para aumento da produtividade e da qualidade, a comunicação interna tem sido mais valorizada nas empresas.
“Se ela não estiver bem informada, se seus integrantes não se comunicarem adequadamente, não será possível potencializar a força humana da empresa. (Alberto Ruggiero, 2002)”.
OBJETIVOS DA COMUNICAÇÃO INTERNA
A comunicação interna tem seus objetivos e suas metas, afinal a comunicação é algo muito importante dentro de uma empresa/organização. Com ela um bom chef/líder consegui administrar de maneira diferente, e de melhor qualidade sua empresa. Uns dos principais objetivos da comunicação interna são:
•Tornar influentes, informados todos os funcionários da empresa com as novas regras, ou até mesmo para apenas para reforçar avisos, já informados em outras datas.
•Fornecer aos funcionários o conhecimento das transformações ocorridas no ambiente de trabalho;
•Facilitar a comunicação empresarial, deixando-a clara e objetiva para