A comunicação interna nas organizações
O relacionamento humano é fundamental, pois é o que permite concluir que a satisfação do cliente não depende apenas dos aspectos práticos e técnicos.
A garantia de uma comunicação efetiva com o cliente é fator primordial para o sucesso do atendimento e depende da habilidade do atendente. Um olhar atento pode rapidamente identificar a interferência na comunicação, eliminá-la ou no mínimo amenizá-la.
A comunicação é um conceito amplo, mas pode ser entendido como o processo pelo qual idéias e sentimentos se transmitem de indivíduo para indivíduo, tornando possível a interação social.
Sendo a comunicação um fator importantíssimo para o bom relacionamento das pessoas, para a integração, para o trabalho em equipe, a falta dela poderá acarretar inúmeros problemas não só para o funcionário, mas para toda a organização.
De acordo com especialistas na área, ao se adotar uma política de comunicação interna eficiente que planeje e controle as normas e procedimentos, para que a comunicação seja cada vez mais clara e objetiva, integrando não só as equipes como também o alto escalão, os departamentos irão melhorar sua colaboração para a organização. Os clientes ficarão cada vez mais satisfeitos com a qualidade dos serviços prestados, adquirindo mais produtos, diminuindo o número de reclamações e os custos por sua vez, diminuirão. Os funcionários se sentirão cada vez mais comprometidos, buscando dar o melhor de si, trabalhando com qualidade, repassando essa qualidade para os produtos e serviços oferecidos.
Visando não só melhorar o atendimento e comunicação entre os funcionários, mas sim de forma que isso se reflita no bom funcionamento da organização como um todo, favorecendo a relação entre funcionários e entre funcionários e clientes.
O propósito é melhorar o relacionamento interno entre empregados, criar uma atmosfera de harmonia entre os setores, para que o fluxo de comunicação seja eficiente e sem ruídos.
Para garantia