O Relações Públicas e a Comunicação Interna nas Organizações
Os processos de comunicação de uma organização compõem um fundamento muito importante para o bom funcionamento de uma empresa. Como forma de manter uma boa comunicação na organização, as empresas buscam o desenvolvimento das ações e ou atividades de comunicação interna, que reforçam a identidade da organização, considerando o mercado cada vez mais competitivo.
O Relações Públicas assume um papel essencial na comunicação interna que é informar e gerar conhecimento ao público interno, para que a organização tenha mais facilidade em atingir as missões, valores e visão que almeja, além de zelar pela imagem da organização.
Esse processo de comunicação interna se baseia na construção de ferramentas como jornal impresso ou eletrônico, murais, reuniões, rádios, intranet e outros e essas técnicas/atividades de comunicação interna visam um objetivo que é manter um diálogo transparente com o público interno e promover inclusão, motivação e sensação de pertencimento.
Um dos primeiros passos para a implantação da comunicação interna em uma organização é analisar o comprometimento de quem faz a organização, promover uma análise geral do grau de comprometimento dos funcionários, desde a alta direção, em relação à comunicação interna, ou seja, é analisar se á integração do público interno de diferentes setores da organização.
Diante disso, vale lembrar que o Relações Públicas é um profissional persistente, no sentido de almejar um objetivo e construir um perfil público positivo da organização. Já a comunicação interna, como conjunto de ações e atividades, deve ser efetivada pelo RP para estabelecer em clima de transparência e autenticidade, um bom funcionamento de uma organização, e Fortalecimento do trabalho em equipe, motivando pessoas à cooperação.