Comunicação interna: um diálogo necessário nas organizações
COMUNICAÇÃO INTERNA: UM DIÁLOGO NECESSÁRIO NAS ORGANIZAÇÕES
Juliana Aparecida Ramos1
Resumo: Este artigo propõe uma reflexão sobre a necessidade de um diálogo entr e empresa e funcionários diante das transformações na atualidade, provocadas principalmente Sociedade da Informação. Para a construção do texto foi desenvolvida pesquisa bibliográfica, apresentando conceitos sobre comunicação bidirecional e
Sociedade da Informação. Conclui-se sobre a necessidade das organizações em dispensar mais atenção à sua comunicação com os seus públicos estratégicos, no sentido de promover o diálogo, iniciando pela mudança de cultura organizacional, frente aos desafios da contemporaneidade.
Palavras-chave: Sociedade da informação; diálogo; comunicação interna; cultura organizacional Introdução
As pesquisas na área de comunicação interna ainda não despertam muito interesse nos pesquisadores brasileiros. São poucos os trabalhos acadêmicos que abordam o assunto e muitos dos existentes restringem-se apenas em formular técnicas para ações no ambiente do trabalho para aproximar a relação entre funcionário e empresa, sendo tímida a reflexão e uma análise mais aprofundada do tema.
Por outro lado, a comunicação interna vem ganhando espaço nas organizações, em função dos novos desafios da contemporaneidade, que exigem das empresas uma reputação positiva na sociedade e a necessidade de retenção de talentos e produtividade de qualidade.
Apesar das mudanças da sociedade, a comunicação ainda em muitos casos vem sendo pensada de forma mecanicista, baseada em um formato autoritário e altamente persuasivo. Aluna do Programa de Mestrado em Comunicação Social da Universidade Metodista de São Paulo
(UMESP). Linha de pesquisa comunicação mercadológica. Email: julianapramos@ibest.com.br
1
Assim, é importante que os profissionais de comunicação pensem a comunicação interna