Comunicação humana
A linguagem é o sistema mais importante de comunicação entre os seres humanos, ela atende uma grande quantidade de funções.
Saussure foi um grande estudioso que contribuiu com sua ideia estrutural, baseado nas diferenças das línguas. Deixou suas famosas dicotomias e a partir dele surgiram outros linguistas com novas ideias, vezes acrescentando, vezes discordando. Dentre eles Skinner, com uma visão behaviorista, o qual dizia que a linguagem é adquirida por um processo de repetição e esforço. Em seguida vem Chomsky contestando as ideias de Skinner, pois ele afirma que os falantes podem produzir um número infinito de frases, com variadas regras gramaticais, pois essa capacidade de criar expressões nunca ouvidas ou repetidas antes é inata do ser humano.
A linguagem e a cultura caminham juntas sempre com uma necessidade de melhoras na comunicação. Shannon também propôs uma nova teoria, a Teoria da Comunicação, onde afirmava que a mensagem deve ser bem distribuída entre emissores e receptores, sem ruídos para que a comunicação seja codificada e decodificada. Ou seja, tanto o emissor quanto o receptor devem receber a mensagem e entendê-la, para que haja uma comunicação de qualidade.
Posteriormente surgem B. Malmberg e Jakobson complementando as ideias de Shannon, mostrando que havia três aspectos da Teoria da Comunicação a serem mudados:
Haver menos simplificações; menos mecanização e;
Mudanças na linearidade.
Jakobson baseando-se nas ideias de Saussure notou uma grande necessidade de se fazer distinção entre fonologia e fonética. Estudou a função dos sons e dos fonemas dando ênfase á fonologia e preocupando-se com a fonética, a produção e característica da fala, retomando o esquema triádico de Bülher para as seguintes funções de linguagem:
Função referencial ou denotativa: no texto não há extorsão de sentido, é objetiva, não se faz comentários nem avaliações. Ex: dicionários, artigos de revistas, jornais etc.
Função emotiva: o