A Comunicação Humana
Quando estabelecemos qualquer contato com outra pessoa, ocorre uma troca de informações, e, em muitas ocasiões, não somos compreendidos através do que falamos ou não conseguimos transmitir aquilo que pretendíamos.. A comunicação falha, geralmente, porque a pessoa que fala age como se fosse a única participante ativa, e a pessoa que ouve age apenas como participante passiva. Além disso, as pessoas transmitem informações como se estivessem despejando a mensagem dentro da mente dos outros, da mesma forma que despejamos água numa jarra.
O problema básico em comunicação é que o significado captado pelo ouvinte pode não ser exatamente aquele que o falante quis transmitir. Quem fala e quem ouve são duas pessoas distintas, que vivem em mundos diferentes, e, portanto, inúmeros fatores podem interferir e causar falhas na comunicação entre elas.
Barreiras na comunicação
Existem muitas barreiras que podem distorcer as informações que transmitimos ou que recebemos. Algumas dessas barreiras são:
1- Ouvir o que esperamos ouvir.
É muito comum captarmos somente aquilo que parece estar fortalecendo nossos pontos de vista. Quando conversamos com alguém, nossas opiniões nos levam a ouvir unicamente o que nos interessa, ou então recebermos a mensagem de forma que esta coincida com nossos pontos de vista, mesmo sendo o seu conteúdo contrário a eles. O preconceito esta bastante ligado, pois na realidade, é um conceito que formamos a respeito de alguém antes mesmo que conheçamos esse alguém.
2- Utilizar palavras de significado vários, com diferentes sentidos para diferentes pessoas
Falar às pessoas, simplesmente, não é suficiente. As palavras possuem significados diferentes, sugerem coisas bem diversas às varias pessoas.
3- Utilizar vocabulário especifico
Diferentes grupos tendem a desenvolver a sua própria linguagem, que é, até, considerada por muitos como uma espécie de gíria profissional. A gíria pode simplificar as comunicações