Comunicação humana e linguagem
A forma de comunicação se divide em emissor, receptor, mensagem, código, canal de comunicação, contexto e ruído. Usando os elementos da comunicação, é possível usar como forma de comunicação, informação, expressão e significados os diversos sistemas simbólicos das diferentes linguagens. O emissor é aquele que emite a mensagem, o receptor quem a recebe, na mensagem temos o conjunto de informações transmitidas, o código se refere a combinação de signos utilizados na transmissão de uma mensagem, onde a comunicação só se croncretizará se o receptor souber decodificar a mensagem, o canal de comunicação é por onde a mensagem é transmitida, podendo ser pela TV, rádio, jornal, revista, cordas vocais, ar, entre outros. O contexto diz respeito a situação a que a mensagem se refere, também chamado de referente e o ruído se trata de qualquer perturbação na comunicação. As funções da linguagem são caracterizadas por seis funções de linguagem, ligadas estas ao ato da comunicação, conforme disposto pelo linguista russo Roman Jakobson e são elas:
Referencial: pode ser chamada também por denotativa ou informativa, tem-se a valorização do objeto ou a situação de que se trata a mensagem sem manifestações pessoais ou persuasivas, quando o objetivo é passar uma informação objetiva e impessoal no texto.
Função Expressiva: Esta passa para o texto marcas de atitudes pessoais com emoções, avaliações, opiniões, também chamada de emotiva.
Função Conativa: A presença do receptor está sempre marcada por pronomes de tratamento ou da segunda pessoa e pelo uso do imperativo e do vocativo, enfatizando no texto sedução, envolvimento e adoção de um determinado comportamento.
Fática: Designa algumas formas que se usa para chamar atenção e é o canal por onde a mensagem caminha de quem a escreve para quem a recebe.
Metalinguística: Ocorre quando a linguagem fala de si própria, predominando em análises literárias,