comunicação empresarial
Disciplina: Comunicação Linguística e Empresarial
Referência Bibliográfica: Bueno, Wilson da costa. A comunicação estratégica: definindo os contornos de um conceito. Conexão comunicação e cultura ucs, Caxias do sul V.4 nº 7 p11-20 Jan. 2005
Na 1º parte, a comunicação empresarial relatada pelo texto depende da gestão da empresa como também depende da comunicação empresarial. Hoje já existe comunicação dentro de uma organização, pois o administrador tem que saber de tudo que ocorre na organização, desde os meios de produção até os resultados. É uma realidade, a interação entre funcionários, base da empresa com o topo no caso o administrador, uma estratégia adotada deixar os funcionários bem informados, motivados, a par dos processos realizados, assim os mesmos entendem que são peças fundamentais para crescimento da empresa. A comunicação empresarial tem assumido, nos últimos anos, maior complexidade tendo em vista a necessidade de trabalhar com diferentes públicos, portanto, diferentes conteúdos, o acirramento da concorrência, a segmentação da mídia e a introdução acelerada das novas tecnológicas.
Hoje se exigem do profissional da área não apenas conhecimentos e habilidades na prática profissionais, mas também uma visão abrangente do mercado e do universo dos negócios, mais do que um simples executar de tarefas, o profissional de comunicação empresarial deve ser um executivo, em gestão, capaz de planejar estrategicamente, o esforço de comunicação da empresa ou entidade.
Na 2º parte relatam-se os conceitos da Estratégia que é a definição dos processos, para alcance de objetivos.
Estratégica é o modo como os processos são executados, como são colocados em prática para alcance de e resultados.
Clássica: ela visa somente o lucro da empresa, entende que, quando o planejamento é bem executado, trará resultados positivos agora e no futuro, permanecendo em um mercado sem mudanças.
Evolucionista: inspirada em Darwin entende que o