Projeto Contos Infantis
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
CMEI TEREZINHA DE JESUS
NÍVEL III B
PROJETO DE TRABALHO “CONTOS INFANTIS – UMA VIAGEM AO MUNDO ENCANTADO DA CRIANÇA”
(3º TRIMESTRE)
Aline Cristina Andrade do Nascimento
NATAL/RN
2014
INTRODUÇÃO
Compreendemos que os contos de fadas são narrativas de conteúdo simbólico por excelência e que datam desde os primórdios da humanidade com raízes míticas que permeiam o imaginário coletivo segundo os estudos do psicanalista Jung, que ao dar continuidade aos estudos de Freud descobriu como se processam e se organizam no ser humano os conteúdos simbólicos vivenciados ao longo do tempo, imagens que povoam as nossas mentes a partir das lembranças, das idéias e dos pensamentos.
Os contos de fadas em sua estrutura básica (conflito, clímax e desfecho) falam a linguagem própria das crianças oportunizando o encontro do inconsciente infantil e a constituição deste através do conteúdo simbólico presente nas narrativas do “Era uma vez...”. Ao se constituírem como ouvintes de narrativas simbólicas os infantes conseguem criar novas possibilidades de permanência no meio social em que estão inseridos.
JUSTIFICATIVA
Visto que a leitura é essencial para a aprendizagem e que o primeiro contato com esta deve ser uma fonte de entretenimento, prazer e valorização da própria leitura, o Projeto Contos Infantis, uma viagem ao mundo encantado, visa proporcionar às crianças a ter curiosidade, viajar pelo encantamento das fantasias, da imaginação. Também é uma possibilidade de descobrir o mundo colossal dos conflitos, dos impasses, das soluções que todos vivem e atravessam, de um jeito ou de outro, através dos problemas que vão sendo encarados ou não, resolvidos ou não, pelas personagens de cada história. . Segundo Villardi (1999, p. 11): “Há que se desenvolver o gosto pela leitura, afim de que possamos formar um leitor para toda vida”. Quando chega a escola, a