Apostila de Microbiologia
Professora : Maria Auzenir de Anastácio e Silva
Gravatá/PE
2010
1. INTRODUÇÃO
A ciência da MICROBIOLOGIA [Mikros= pequeno + Bio= vida + Logos = ciência], é o estudo dos organismos microscópicos e de suas atividades.
Preocupa-se com a forma, a estrutura, a reprodução, a fisiologia, o metabolismo e a identificação dos seres microscópicos. Inclui o estudo da sua distribuição natural, suas relações recíprocas e com outros seres vivos, seus efeitos benéficos e prejudiciais sobre os homens e as alterações físicas e químicas que provocam em seu meio ambiente.
Os principais grupos de microorganismos são os protozoários, fungos, algas e bactérias. Os vírus, apesar de não serem considerados vivos, tem algumas características de células vivas e por isso são estudados como microorganismos.
Assim, a microbiologia envolve o estudo de organismo procarióticos (bactérias, archaeas), eucarióticos (algas, protozoários, fungos) e também seres acelulares (vírus). Bactérias
Archaea
Fungos
Vírus
Algas
Protozoários
Tipos de microrganismos estudados pelos microbiologistas.
(Adaptado de Tortora et al., Microbiology, 8 ed)
1.1 Posição dos microorganismos no mundo vivo
A microbiologia estuda alguns organismos que são predominantemente semelhantes ao vegetais, outros que são similares aos animais e, um terceiro grupo que tem características aos animais e vegetais. Visto que não existem organismos que não pertencem, naturalmente, a nenhum destes dois reinos, foi proposta a criação de novos reinos que os pudessem incluir.
Uma dessas primeiras proposições foi feita em 1866 pelo zoólogo alemão E. H. Haeckel. Este autor sugeriu que um terceiro reino incluísse os microorganismos que, tipicamente não poderiam ser classificados como vegetais ou animais. Esses organismos foram chamados de protistas e colocados no reino Protista, constituído unicamente por seres unicelulares. Assim, ao se falar