apostila de microbiologia
PROCARIOTOS
MICROBIOLOGIA E IMUNOLOGIA - 2015
Referencial teórico para acompanhamento da disciplina de Microbiologia e Imunologia, do Curso de Bacharelado em Enfermagem.
BACHARELADO EM ENFERMAGEM
PROCARIOTOS
Prof. MSc. Fabrício Tomasetto
MICROBIOLOGIA E IMUNOLOGIA
1 PROCARIOTOS
De todos os microrganismos, as bactérias são os mais simples estruturalmente, os menores fisicamente e os mais abundantes na natureza. As bactérias são seres unicelulares que podem viver isolados ou reunidos na forma de colônias. Eles diferem dos demais seres vivos porque a célula bacteriana é procariótica, enquanto as células de todos os outros seres vivos são eucarióticas. O tamanho destes organismos varia entre 0,2 e 1,5 m de comprimento, podendo somente serem observados ao microscópio óptico ou eletrônico. Embora individualmente sejam microscopicamente pequenos, estima-se que o peso total dos procariotos no mundo seja maior que o de todos os outros organismos vivos somados. Os procariotos, são em termos evolutivos, os mais antigos microrganismos da Terra e são conhecidos atualmente cerca de 2.700 espécies, porem muitas mais ainda deverão ser descobertas.
Os procariotos são, de fato, as formas de vida mais predominante e mais bemsucedidas da Terra. Seu sucesso é devido, sem dúvida, à sua grande diversidade metabólica e rápida divisão celular. Os procariotos podem sobreviver em vários ambientes que não permitem nenhuma outra forma de vida. Eles ocorrem nas regiões desertas geladas da Antártica, nas profundezas dos oceanos, na água de fontes termais naturais e nas águas superaquecidas encontradas próximo a fendas no fundo do oceano. Alguns procariotos estão entre os pouquíssimos microrganismos modernos capazes de sobreviver sem oxigênio livre, obtendo sua energia por processos anaeróbios. Nos últimos anos, o grande desenvolvimento da biologia molecular possibilitou comparar ácidos nucléicos e proteínas de diferentes