Comunicação empresarial
São qualquer documento eletrônico ou não que se restrinja à comunicação pelo uso da linguagem escrita. Por exemplo: e-mails, cartas, comunicados, cartazes, relatórios etc.
As características de uma comunicação eficiente são claras objetivas e Que demonstrem domínio da gramática da língua oficial da empresa. Que mantenha a impessoalidade e o profissionalismo, que seja entendida por todos os envolvidos na emissão e na recepção da mensagem, e para isso devemos ficar atento para não ocorrer alguns erros de escrita, por exemplo: o uso errado da crase, conjugação de irregulares e subjuntivo, concordância complexa, repetição de palavras e falta de clareza, erros de pontuação, e falta de planejamento da elaboração do texto
Os manuais de escrita corporativa
Cada grande organização, seja ela pública ou privada, organiza modelos de comunicação corporativa escrita, como memorandos, ofícios, e-mails, formulários etc. Esses modelos e as regras de preenchimento dos documentos estão contidos no que geralmente se intitula o “Manual de Redação”. É fundamental que exista a padronização e formalização das regras da comunicação escrita dentro de uma organização e que ela seja conhecida por todos os envolvidos.
Dicas para aprimorar sua escrita
Utilize a economia expressiva, use frases e parágrafos curtos e outra técnica que facilita a leitura é transformar parte do texto em itens, evitem sempre o uso de abreviações e palavras de difícil compreensão ou pouco utilizadas, tome muito cuidado para não passar o ar de soberbo. Seja sempre direto, claro e simples, e mantenha o foco no tema citado. Não escreva todo um cenário para só no final da mensagem dizer o que é mais importante, e outra dica é sempre revisar e reler seu texto, quantas vezes for preciso até ter total certeza de que está tudo correto, pois é fundamental ler antes de enviá-los.
Comunicação administrativa
Como já foi dito, a comunicação administrativa tem como