COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL
O livro Técnicas de Comunicação Escrita do especialista em linguística, professor orientador de várias teses de graduação e pós-graduação Izidoro Blikstein, 22ª edição, nos mostra através de uma linguagem simples e clara as técnicas básicas que compõem uma comunicação eficaz.
Através de uma história interessante entre patrão e secretária o autor demonstra de que forma a comunicação inadequada pode se transformar em uma grande confusão. Utilizando essa narrativa, apresenta uma receita na qual encontramos as principais técnicas e segredos da comunicação escrita. Em principio é imprescindível observar que no ato da comunicação escrita vários elementos estão envolvidos: remetente, destinatário, mensagem, repertório e veiculo.
Blikstein diz que escrever bem, vai mais além do que evitar erros gramaticais. É necessário persuadir e atrair o leitor. Informa que para obter a resposta esperada, o remetente deve se preocupar com o código utilizado, uma vez que este pode está possibilitando mais de um significado ou descodificação.
Além disso, a pessoa que envia a mensagem tem que está atenta a outras características básicas para a eficácia da comunicação. Desse modo, é preciso levar em conta a bagagem cultural de quem envia e de quem recebe a mensagem, pois a interpretação dos signos dependerá do repertório dos indivíduos envolvidos. Deve haver também cuidado com estereótipos, pois tal idéia padronizada, utilizada na classificação das pessoas poderá prejudicar a comunicação. É importante saber ainda que usar o veículo adequado é fundamental para a descodificação eficaz.
De acordo com Izidoro, para haver o bom entendimento da mensagem o remetente deverá utilizar ganchos para que o discurso tenha ruídos positivos. Para tanto é indispensável que se use o vocabulário padrão, que as idéias estejam bem estruturadas e vinculadas a um raciocínio coerente. É preciso ainda que diminua a carga de informações, utilize ilustrações e expressões