o ludico na educação infantil
REVISÃO DE LITERATURA:
Antes de pesquisar sobre o jogo e a brincadeira, buscamos conceituar uma palavra que está intimamente ligada a essas ações: o lúdico.
Uma das palavras mais difíceis de conceituar é o lúdico. Ela se confunde com muitas palavras e na maioria das vezes ela está vinculada a várias outras palavras.
No dicionário (LUFT, 1990, p.351) lúdico: diretamente ligado ao jogo, ao brinquedo e a brincadeira.
Para Piaget (1971, apud. ROSA 2011, p.58) lúdico envolve não apenas uma forma de entretenimento para gastar energia das crianças, mas um meio que contribui e enriquece o desenvolvimento intelectual.
Muito se fala em jogo e brincadeira e grandes são as discussões da real existência da diferença entre essas duas palavras ou ações. Buscamos diversos conceitos a fim de sintetizar tais ações e entender como elas podem auxiliar os profissionais que atuam nas escolas.
Kishimoto, (2011, p.15) diz que definir o jogo não é uma tarefa fácil e quando falamos em jogo cada um pode entendê-la de modo diferente. Seu significado está atribuído as culturas diferentes, regras e objetivos que o caracterizam.
Para Friedman, (2006, p.17) o jogo designa tanto uma atitude quanto uma atividade estruturada que envolva regras e brincadeiras, refere-se, basicamente a ação de brincar, ao acompanhamento espontâneo que resulta de uma atividade não estruturada.
Já para Rosa:
os jogos, brincadeiras proporcionam a imaginação às crianças, o brincar preenche necessárias que mudam de acordo com a idade, e proporcionam situações em que a criança cria regras. (2011, p.61).
Para uma ação prática, ou seja, uma forma mais direta de diferenciar o jogo da brincadeira no momento da aplicação de uma atividade. Assim encontramos o seguinte conceito:
Atividade que possui regra, com ganhador e perdedor, que o indivíduo escolhe participar, exige habilidades de seus participantes e podem trazer benefícios aos participantes, isso é