Comunicação empresarial
– Gustavo Gomes de Matos –
“O mais importante na comunicação é SABER OUVIR, para poder compreender e interpretar com exatidão o conteúdo da mensagem transmitida e a intenção do seu emissor, favorecendo, assim, o RETORNO DA INFORMAÇÃO, que marca o início do DIÁLOGO, que, por sua vez, pode garantir a qualidade do RELACIONAMENTO HUMANO. Muitos desentendimentos, brigas, rupturas, guerras e conflitos sociais poderiam ser evitados e solucionados pelo simples entendimento dessa questão de BOM SENSO.”
“Quase sempre a comunicação mais juntou do que separou...” (prefácio)
“Afinal, comunicação é o problema ou a solução?”
ERRO DE COMUNICAÇÃO: A ORIGEM DOS CONFLITOS
• Fatores subjetivos, atitudes introvertidas;
• Do latim “communicare” = tornar comum, partilhar, repartir, trocar opiniões, implica interação, participação.
“Sem a comunicação não adquirimos informação, não aprofundamos conhecimentos, não amadurecemos experiências, não aprofundamos relações” (introdução).
“E o que parece não querer dizer nada sempre quer dizer qualquer coisa” (citando Fernando Pessoa). – Estamos nos comunicando o tempo todo.
• Comunicação intrapessoal/ autocomunicação quando pensamos;
• Charles Cooley (pioneiro da teoria da comunicação) - “mecanismo através do qual existem e se desenvolvem as relações humanas” (introdução).
Comunicação como uma das necessidades básicas da existência e do relacionamento humanos.
• Entropia = estabelecimento do caos e da desordem na comunicação (ex. bombardeio de notícias) – isso favorece uma sociedade alienada, incapaz de questionar o seu papel no contexto.
Má comunicação faz mal à saúde – “pesquisa da sucursal brasileira da International Stress Management Association (ISMA-BR) indicou que estresse e dores físicas estão entre as conseqüências nocivas da falta de comunicação e entendimento no trabalho”
- outro fator: a insatisfação no trabalho/ tendência à