Adaptação do homen a organização
Nos seres humanos não conseguimos viver isoladamente devido as nossas limitações individuais, nós seres humanos somos obrigados a cooperar uns com os outros formando grupos para alcançar certos objetivos. Para Chiavenato A organização é um sistema de atividades conscientemente coordenadas de duas ou mais pessoas e a cooperação entre elas é essencial para a existência da organização. As organizações existem para cumprir objetivos que os indivíduos isoladamente não podem alcançar em face das suas limitações individuais.
1.1 – Era da Industrialização Clássica
Entre os anos 1900 e 1950 ocorreu o período de meio século do fenômeno chamado de industrialização que se iniciou com a Revolução Industrial, nesse período a estrutura organizacional típica que caracterizou pelo formato de piramidal e centralizador modelo burocrático, centralizando as decisões no topo e estabelecendo regras para padronizar o comportamento dos participantes da organização. As pessoas eram consideradas como recurso de produção, juntamente com outros recursos organizacionais.
1.1.1 – Era da Industrialização Neoclássica
Durou de 1950 a 1990. Teve seu inicio no final da segunda guerra mundial foi quando o mundo começou a mudar mais intensamente. As mudanças começaram a aumentar. As transações comerciais passaram da amplitude local para regional, de regional para internacional, e tornaram-se gradativamente mais intensas.
1.1.1.1 – Era da Informação
É a época que estamos vivendo atualmente, sua característica principal são as mudanças, que tonaram-se rápidas, imprevistas, inesperadas. Drucker foi o arauto que anteviu essa poderosa transformação mundial. A tecnologia trouxe desdobramentos completamente imprevistos e transformou o mundo em uma aldeia global.
2 – Mudança Organizacional
O mundo atual está em constante mudança para Chiavenato mudança organizacional é o ambiente geral que envolve as organizações é mutável e dinâmico, exigindo delas uma elevada