Teoria comportamentalista
A hierarquia das necessidades de Maslow, é uma divisão hierárquica em que as necessidades de níveis mais baixos devem ser satisfeitas antes das necessidades de níveis mais altos. Maslow define um conjunto de cinco necessidades:
• Necessidade fisiológicas (básica): tais como a fome, a sede, o sono, o abrigo... ;
• Necessidade de segurança: vão de uma simples necessidade de sentir-se seguro dentro de casa à necessidade de um emprego estável, plano de saúde;
• Necessidades sociais (afeto): afeição e necessidades de pertencer a um grupo na sociedade;
• Necessidade de status e auto-estima: Correspondem ao desejo da pessoa de desenvolver uma auto-imagem positiva e de receber atenção e reconhecimento dos outros.
• Necessidade de auto realização: correspondem a categoria mais alta na escala, que se referem à realização máxima do potencial individual e, segundo Maslow, resumem-se na idéia de que “o que um homem é capaz de ser, deve ser”.
Nas organizações a motivação deve ser encarada como forma de valorizar os funcionários, que deve se sentir parte integrante da empresa e não simplesmente um seguidor de regras. É preciso motivar as pessoas, pois quando motivadas elas trabalham mais alegres e satisfeitas por estarem trabalhando para a empresa, e então a empresa tem um aumento em sua produtividade. O que satisfaz e motiva os funcionários é o reconhecimento e recompensa quando se faz um bom trabalho; ter confiança dos chefes e colegas na empresa; trabalhar num lugar limpo, seguro e confortável; as perspectivas de crescimento na empresa; os benefícios que a empresa oferece como: saúde, educação, bônus salarial, brindes, lazer.... Todos esses Fatores Motivacionais levam os funcionários a trabalharem felizes, buscarem conhecimentos, ter idéias novas, a produtividade dentro das empresas aumentam, com isso as empresas obterão um grande sucesso.
Teoria X e Teoria Y de