Comunicação em Massa
Nos anos 80, havia cerca de 50 corporações que controlavam a grande maioria de todos os meios de comunicação nos Estados Unidos. Hoje, a propriedade da mídia jornalística concentrada nas mãos de apenas seis corporações de mídia incrivelmente poderosas, esses gigantes corporativos controlam a maioria do que assistimos, ouvimos e lemos todos os dias. Eles são donos de redes de televisão, canais de TV a cabo, estúdios de cinema, jornais, revistas, produtoras de filmes, editoras, gravadoras e até mesmo de muitos dos nossos sites favoritos.
A maioria dos americanos e da população mundial, não parece realmente se preocupar com quem detém o controle dos seus meios de comunicação. A verdade é que, cada um de nós está profundamente influenciado pelas mensagens que estão constantemente sendo mastigadas em nossas cabeças pela mídia.
As empresas que controlam a mídia nos mundo são hoje a Time Warner, Walt Disney, Viacom, Rupert Murdoch, CBS Corporation, NBC Universal, TV FOX, BBC, Grupo Televisa, Univisión, TV Caracol, El Espectador, Mediaset, Berlusconi, Endemol, Axel Springer, Prisa, Cadena Ser, oKommersant, Novaya Gazeta, The Independente The Evening Standard, NMG, Aga Khan e oDaily Nation. Essas redes de notícias, novelas, rádios e filmes, absolutamente dominam o entretenimento nos mundo.
Comunicação em Massa
Na maioria dos lares brasileiros existe, pelo menos, um aparelho de TV. Milhares de telespectadores estão ligados a essa telinha durante grande parte de suas vidas, recebendo informações através de um instrumento que transmite sons e imagens que nos transformam de uma civilização verbal, para uma civilização essencialmente visual e auditiva. A televisão tem o poder de induzir a determinado hábito, gosto ou atitude, promovendo entre as pessoas varia discussões em torno de um mesmo assunto.
Os cartazes e folhetos, espalhados pela cidade, também conseguem transmitir o seu recado, chamando a atenção por suas cores, formas e mensagens.