Comunicação em grupo
Treinamento pessoal é um meio para alavancar o desempenho no cargo, desenvolver competências, fazendo com que as pessoas produzam mais, inovem mais e criem mais. Quase sempre treinamento tem sido entendido como o processo pelo qual a pessoa é preparada para desemepnhar de maneira excelente as tarefas específicas do cargo que deve ocupar.
Etapas/ Fases
Um treinamento é composto por quatros fases:
• Levantamento das necessidades • Planejamento • Execução • Avaliação
A etapa do levantamento das necessidades nos mostra claramente os problemas do funcionário e os objetivos que desejam ser atingidos.
A etapa do planejamento serve para tomarmos decisões estratégicas sobre, o que treinar como treinar, quem treinar e quando treinar.
Na etapa da execução tornamos real o planejado e executamos o treinamento.
A etapa da avaliação é onde vemos se chegamos ao objetivo desejado.
Técnicas e metodologias
As características da técnica de treinamento devem ser escolhidas de acordo com o que você deseja, quem vai treinar e vai ser treinado. As técnicas variam, pois cada empresa tem suas necessidades. Ao escolher qual técnica será usada no programa o instrutor deve estar ciente das características e dificuldades de cada metodologia.
Alguns pontos podem ser observados na seleção de uma técnica de treinamento, segundo Chiavenato (1994).
• A técnica deve ser a que mais se identifica com as condições de desempenho exigidas pelo objetivo • A técnica deve dar oportunidade ao aluno de demonstrar um desempenho bastante semelhante ao que ele deverá ter quando estiver executando realmente a técnica da qual foi treinado. • A técnica deve permitir ao aluno dar o maior número possível de respostas relevantes em um único tempo.
O desejo