DINAMICA EM GRUPO - COMUNICAÇÃO
COMUNICAÇÃO Para iniciarmos vamos falar um pouco sobre o que é comunicação e os tipos dela. Como conceito a palavra comunicação deriva do latim communicare, que significa “partilhar algo, por em comum”. Portanto, a comunicação é um fenómeno inerente à relação que os seres vivos mantêm quando se encontram em grupo. Através da comunicação, as pessoas ou os animais obtêm notícias/informações sobre o seu entorno e podem partilhar com os outros. O processo comunicativo implica a emissão de sinais (sons, gestos, indícios, etc.) com a intenção de transmitir uma mensagem. Para que a comunicação seja bem-sucedida, o receptor deve ser capaz de decodificar a mensagem e de interpretá-la. O processo reverte-se assim que o receptor responde e passa a ser o emissor (sendo que o emissor original passa a ser o receptor do ato comunicativo).
No caso dos seres humanos, a comunicação é um ato próprio da atividade psíquica, que deriva do pensamento, da linguagem e do desenvolvimento das capacidades psicossociais de relação. A troca de mensagens (que pode ser verbal ou não verbal) permite ao individuo de influenciar os demais e ser influenciado. Citaremos aqui três tipos de comunicação, a passiva, agressiva e assertiva. Todas têm benefícios e desvantagens, ao perceber como você se comunica e aprender maneiras novas de transmitir suas ideias pode ajudá-lo a dizer aos outros exatamente o que deseja ou como se sente, além de garantir que sua mensagem será ouvida.
COMUNICAÇÃO EM ENFERMAGEM
Não se pode pensar na ação de enfermagem sem mencionar a importância do processo comunicativo a ela relacionado, um processo que contribuirá para o bem-estar e a recuperação do cliente/paciente.
Além de tudo, a comunicação pode evitar conflitos ou dúvidas principalmente devido aos procedimentos realizados.
Com base nesses fundamentos, entende-se que a comunicação é um fator extremamente importante, trazendo uma evolução positiva ao mesmo, já que a equipe de enfermagem é quem se faz