Multiseriado
Instituição: UNI-BH
Tema: Escola Multisseraida
Data de inclusão: 01/11/2006
A ESCOLA MULTISSERIADA E SEU PAPEL EDUCACIONAL NA FORMAÇÃO BÁSICA DA POPULAÇÃO RURAL BRASILEIRA: UM ESTUDO DE CASO
BELO HORIZONTE, 2004
"A educação que chega pro senhor é a sua, da sua gente, é pros usos do seu mundo. Agora, a minha educação é a sua. Ela tem um saber de sua gente e ela serve pra que mundo? Sabe? Tem vez que eu penso que pros pobres a escola ensina o mundo como ele não é". Ciço
I - INTRODUÇÃO
1.1. Reminiscências de uma experiência de alfabetização em uma escola multisseriada
Somente hoje, após ter concluído o ensino médio e estar graduando em História, pelo UNI-BH, tenho consciência plena do que a Constituição determina, no que tange ao ensino fundamental. De alguma forma nossos governantes estão buscando atender a ela. Até porque a sociedade está mais politizada e sabendo realmente como se deve cobrar das autoridades as suas responsabilidades.
No entanto, mesmo não tendo consciência das leis, em um passado que às vezes parece longínquo, a população sabia da importância da escola. Desse passado estão vivas as lembranças da Escola Municipal Dom Bosco, uma escola rural multisseriada, do interior de Minas Gerais, onde passei os primeiros anos de minha educação escolar. Essas lembranças fazem parte da minha vida, como se fossem uma extensão de meu corpo.
Isso me faz recordar minha infância, quando morávamos, minha família e eu, em uma zona rural. Minha situação não era diferente da dos demais colegas que freqüentavam a mesma sala de aula. A escola, naquele momento, além de nos ensinar, significava algo muito diferente para nós. Como trabalhadores braçais, ela nos servia como válvula de escape, um alívio do nosso trabalho árduo na lavoura. Esse registro é válido, pois mostra a condição das crianças, em idade escolar, que vivem no campo e, bem cedo, começam a vida profissional laborando nas lavouras.
Não fugi à regra, mas vou me ater aos fatos que dizem