Comunicação através dos sistemas elétricos
Introdução
Quando falamos de comunicação através dos sistemas elétricos, falamos de PLC (Power Line Communication). O PLC, comunicação através da linha de força, é a tecnologia que utiliza a energia elétrica para transmissão de dados e voz.
Essa tecnologia vem sendo utilizada desde 1920 por empresas de energia elétrica, porém com o avanço da tecnologia e a implementação da fibra óptica, este recurso tem sido abandonado. Para uso desta tecnologia não é necessário nenhuma alteração na infraestrutura das instalações elétricas, basta conectar seu computador na tomada e ele se conecta na internet, mas vamos entrar mais a fundo para entender como esta tecnologia funciona.
Funcionamento
A tecnologia PLC trabalha na camada 2 do modelo ISO/OSI, ou seja, na camada de enlace. Sendo assim, pode ser agregada a uma rede TCP/IP (camada 3) já existente, além de poder trabalhar em conjunto com outras tecnologias de camada 2.
Existem dois tipos de PLC:
a primeira é a interior (indoor), onde a transmissão é conduzida usando a rede eléctrica interna de um apartamento ou de um prédio;
a segunda é o exterior (outdoor), onde a transmissão é conduzida usando a rede pública exterior de energia eléctrica.
O princípio básico de funcionamento das redes PLC é que, como a frequência dos sinais de conexão é na faixa dos MHz e a energia eléctrica é da ordem dos Hz, os dois sinais podem conviver harmoniosamente no mesmo meio. Com isso, mesmo se a energia eléctrica não estiver passando no fio naquele momento, o sinal da Internet não será interrompido.
A tecnologia, também possibilita a conexão de aparelhos de som e vários outros eletroeletrônicos em rede. A Internet sob PLC possui velocidade simétrica, ou seja, você tem o mesmo desempenho no recebimento ou envio de dados.
Para o uso desta tecnologia são utilizados os seguintes equipamentos:
Modem (PNT): Usado para a recepção e transmissão dos dados, o modem é instalado em um