Comunicação aplicada
Comunicação vem do latim communis,comum, dando idéia de comunidade.
Comunicar significa: participação, troca de informações, tornar comum aos outros idéias, volições e estados d’alma.
(Padre Augusto Magne)
Esse conceito preza o fato das pessoas poderem entender umas às outras, expressando pensamentos e até mesmo unindo o que está isolado, o que está longe da comunidade. 2. Conceito Biológico Nesse conceito, a comunicação é relacionada com a atividade sensorial e nervosa do ser humano.
É através da linguagem que é exprimido o que se passa em seu sistema nervoso.
Algumas espécies têm a necessidade de intercambiar informações apenas para multiplicar-se, enquanto a espécie humana procura comunicar-se intensamente com outros porque necessita participar ativamente da sua própria evolução biológica. Segundo Wilbur Schramm, a comunicação segue a seguinte ordem: primeiro a coleta de informações pela atividade nervosa,a armazenagem, a disposição da informação, a circulação das mesmas para os centros da ação e o preparo de ordens que resultam no envio de mensagens. Um conceito parcial, pois a comunicação não se resume a impulsos nervosos. Existe, por exemplo, o lado emocional que contribui para a formulação das idéias.
A inteligência emocional é parte biológica do ser humano, uma vez que sentimentos como ira e alegria alteram batimentos cardíacos, influenciando pensamentos e reformulando informações. 3. Conceito Pedagógico A comunicação é uma atividade educativa que envolve troca de experiências entre pessoas de gerações diferentes, evitando-se assim que grupos sociais retornem ao primitivismo.
Entre os que se comunicam, há uma transmissão de ensinamentos, onde modifica-se a disposição mental das partes envolvidas.
4. Conceito Histórico
Baseada na cooperação, a comunicação no conceito histórico funciona como instrumento de equilíbrio entre a humanidade,
neutralizando