Comunicação animal
PRÁTICAS EDUCATIVAS NA ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA AMÉLIA DE CASTRO MONTEIRO
Ciências Biológicas
Ciclo: 1 Módulo: A
Professora (TIG): Maria Lúcia Wakisaka
Cristiane Cristina Fernandes Pereira, Daniela Cristina Lima, Gabriela Cristina Ferreira, Leonardo Gama, Letícia Rodrigues, Lourislene Gonçalves, Maíra de Oliveira, Marcos Aurélio, Keite Martins.
RESUMO:
Este trabalho teve o intuito de apresentar os conceitos de “Comunicação Animal” e algumas de suas especificações como: mostrar que a comunicação através de gestos, química, visual e de vocalização são essenciais à sobrevivência e como elas interagem entre si.
Palavras-chave: Comunicação, química, visual, gestual e vocal.
INTRODUÇÃO
É através do conhecimento, do domínio da ciência e do desenvolvimento que o homem adquire meios para compreender e transformar a realidade da sociedade em que vive. Vemos que os educadores possuem um grande desafio: despertar o interesse e estimular o aprendizado dos alunos. Sabemos que toda informação e conhecimento passado a estes, são de grande valia, pois os educadores não possuem somente o papel de formar futuros profissionais, mas também pessoas capazes de levar os assuntos estudados em sala de aula para o seu cotidiano. Diante disso Krasilchik (2008) relata que a formação biológica contribui para que cada indivíduo se torne capaz de compreender e aprofundar as explicações atualizadas de processos de conceitos biológicos, a importância da ciência e da tecnologia na vida moderna, enfim, o interesse pelo mundo dos seres vivos. Contribui também para que este seja um cidadão capaz de usar o que aprendeu ao tomar decisões de interesse individual e coletivo, no contexto ético de responsabilidade. Vemos nos dias de hoje que a dificuldade em despertar o interesse do educando é grande. Isso se dá, devido à falta de recursos e métodos. O