Max weber
Maximilian Carl Emil Weber, mais conhecido como Max Weber, nascido no dia 21 de abril de 1864 em Erfurt/ Alemanha e falecido em 14 de junho de 1920 em Munique/ Alemanha, foi casado com Marianne Weber (biógrafa do marido), seu irmão foi o também famoso sociólogo e economista Alfred Weber.
Max Weber estudou na Universidade de Humboldt de Berlim em (1889), foi um intelectual alemão, jurista, economista e considerado um dos fundadores da Sociologia.
Seu pai, Sr. Max Weber, público e político liberal; a mãe, Helene Fallenstein, uma calvinista moderada. Max foi o primeiro de sete filhos, incluindo seu irmão Alfred Weber, quatro anos mais jovem, também sociólogo, mas, sobretudo, um economista, que também desenvolveu uma importante sociologia da cultura.
Os primeiros textos acadêmicos de Weber estão ligados a trabalhos desenvolvidos em sua formação na estrutura universitária alemã. O primeiro trabalho propriamente dito foi sua tese de doutoramento chamada: A história das companhias comerciais da idade média. Esta tendência para combinar análise jurídica com análise histórica continua com seu próximo trabalho (tese de habilitação), chamada: A história agrária romana. Aqui ele analisa a estrutura da propriedade agrária de Roma em sua fase tardia e suas repercussões na legislação pública e privada. Ainda que seja um escrito bastante técnico, ele procura contextualizar sua pesquisa no âmbito histórico, o que já demonstra a preocupação social de suas investigações.
Para Weber a sociedade pode ser compreendida a partir do conjunto das ações individuais. Estas são todo tipo de ação que o indivíduo faz, orientando- se pela ação de outros.
Só existe ação social, quando o indivíduo tenta estabelecer algum tipo de comunicação, a partir de suas ações com os demais. Weber estabeleceu quatro tipos de ação social. Estes são conceitos que explicam a realidade social:
1 – Ação tradicional: aquela determinada por um costume ou um hábito fixo;
2 – Ação afetiva: