fisica
INTRODUCAO: Uma das forças resultantes que podem atuar em um corpo é a força de tração. A força de tração surge em um corpo quando este se encontra preso a um fio ideal esticado, como por exemplo, o varal, elevador, as luminárias suspensas por fios de aço, etc. É bom lembrarmos que a tração em um fio é a mesma nas duas pontas, porém possui sentidos contrários sendo a força resultante em um fio nula quando ele não possui massa.
OBJETIVO: calcular as forcas que atuam no corpo em equilíbrio.
MATERIAL UTILIZADO:
- 03 massas aferidas 50g com gancho
- 02 tripés tipo estrela com manipulo
- 02 fixadores de plástico com manipulo
- 01 carretel de linha
- 02 dinamômetros 02N
- 02 hastes fêmea 405mm
- 02 hastes macho 405mm
- 01 transferidor de plástico 180
- 02 manípulos com cabeça de plástico.
PROCEDIMENTO: ajustar os dinamômetros para indicar zero quando colocado na posição inclinada, depois montar o equipamento, indicar os dinamômetros de A e B e o peso das massas P, a seguir observar as leituras indicadas e anotar,depois medir os ângulos α e β
DADOS EXPERIMENTAIS: A Mecânica é a parte da Física que estuda o movimento. A Estática é a parte da Mecânica que estuda o equilíbrio dos corpos, sejam eles pontos materiais ou corpos rígidos.
O equilíbrio é a condição na qual o centro de massa se encontra em repouso em relação a um referencial (equilíbrio estático) ou em movimento de translação uniforme, rotação uniforme ou em ambos (equilíbrio dinâmico).
O equilíbrio de uma partícula depende somente da resultante de forças que nela age, a qual deve ser nula (Primeira Lei de Newton).
No caso de um corpo extenso rígido, a condição de equilíbrio envolve, além do fato de a resultante ser nula, o fato de o momento entre as forças ser nulo também.
O ferramental matemático a ser empregado no estudo da Mecânica Estática é a soma de vetores, principalmente a decomposição dos mesmos, e a trigonometria básica.