comunicaçoes midia
O marketing e publcidade mudaram muito nos ultimos anos, e a Internet ganhou rapidamente uma enorme fatia da atenção do consumidor. A Deloitte divulgou o resultado da terceira edição da pesquisa “O Futuro da Mídia”, que finalmente inclui o Brasil no quadro de países participantes. A pesquisa mostra que as pessoas passam três vezes mais tempo por semana conectados à Internet do que assistindo televisão. A pesquisa mostra que a Internet consome, semanalmente, 32,5 horas, enquanto a TV fica com 9,8 horas.
A pesquisa mostra também que no Brasil houve crescimento do consumo de mídia, com os consumidores gastando 82 horas por semana utilizando diversos tipos de mídia. Para a maioria dos consumidores, o computador superou a televisão em termos de entretenimento.
A pesquisa mostra que 81% consideram o computador um meio de entretenimento mais importante que a TV.
Além disso, a pesquisa aponta que 50% dos entrevistados estão atentos aos lançamentos tecnológicos e tentam adquirir rapidamente esses equipamentos. Ainda 47% usam o celular como um dispositivo de entretenimento.
Outro dado importante da pesquisa é que 83% dos entrevistados fazem seu próprio conteúdo de entretenimento por meio, por exemplo, da edição de fotos, vídeos e músicas.
Alem da internet, o iPad é uma mídia do futuro. A mídia tradicional nos EUA está apostando todas as fichas no iPad. Acreditam que vai ser a salvação da mídia impressa (jornais, revistas, etc).
Marc Andreessen, que criou o Netscape, recomenda que as empresas de mídias tradicionais fechem suas edições impressas. Só assim elas teriam capacidade de olhar com o cuidado necessário sua operação online e também não teriam o apego por já terem investido muito na estrutura ligada a operação impressa.
Na área de comunicação o momento é de mudança, e mudança em alta velocidade. A linguagem da propaganda usada pelas empresas também está mudando, pois há uma necessidade em expor ideias, valores e atitudes para o seu