A mídia e as comunicações de massa
A mídia e as comunicações de massa
A mídia e as comunicações de massa
Introdução:
Comunicação de massa: informação que informa milhares de pessoas.
Jornais, revistas, internet, televisão e rádio.
Com a modernização dos meios de comunicação, tudo se tornou mais prático e rápido para acompanhar o estilo de vida das pessoas, numa sociedade que não para.
Antigamente, o jornal era o meio de comunicação mais importante, já que transmitia noticias periodicamente, mas com o surgimento do rádio, da televisão e da internet, meios de comunicação mais instantâneos e atualizados, o jornal foi perdendo a sua importância.
A internet, meio de comunicação que mais se desenvolveu, é responsável por grandes melhorias no sistema da comunicação. Com ela vários formatos como vídeos, fotos, textos podem ser apresentados numa única notícia.
Na atual tecnologia de transmissão de informações, uma característica define o que é a comunicação nos dias de hoje.
- O poder da ubiqüidade, instantaneidade: através dos modernos equipamentos, notícias de todo o mundo, são transmitidas e atualizadas a todo o momento, em todo o mundo, para que todos saibam o que esta acontecendo ao seu redor, e em outros países.
Os medias de massa além de estarem relacionados com a nossa diversão, são formadores de opinião pública. A partir deles, as pessoas tiram suas conclusões, formas seus gostos e tomam suas atitudes.
- Os jornais e a televisão
Jornal é o meio de comunicação mais antigo. Surgiu dos panfletos e folhetos informativos periódicos.
Reunia informações da atualidade, entretenimento e bens de consumo.
Os dois primeiros jornais de prestigio foram New York Times (EUA) e The Times (Londres). Os jornais dos outros países os tomaram como modelos.
Radiodifusão Pública
- Na maioria dos países é estabelecida pelo Estado e diretamente administrada por ele na transmissão das notícias.
Estado que dá a permissão ou não para a